Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


  Butiá: uma cidade hospitaleira

Fonte de imagens: www.google.com
       O nome da nossa Cidade teve origem de um pé de butiá (árvore típica da nossa região). No Cerro do Martinzinho, próximo da fazenda de Dona Luíza Severina de Sousa, havia um pé da árvore isolado, que servia de ponto de referência da estância, que posteriormente pertenceu a Manoel Machado de Lima. Além de ponto de referência, o pé de butiá ficava no local que os carroceiro, que vinham do interior comercializar seus produtos, parava seus cavalos para descansar.


Fonte de imagens: www.google.com

      A exploração do carvão deu sustentação econômica ao município durante muitos anos, desde quando Butiá ainda era apenas uma Vila, pois muitas famílias se instalaram aqui com a finalidade de exercer a atividade mineira. 
Fonte de imagens: www.google.com

      Butiá fica a 73 km da capital Porto Alegre, as margens da BR 290 , por isto também conhecida como cidade dormitório , muitos trabalhadores saem de Butiá de manhã e vão trabalhar em Porto Alegre voltando a noite para dormir, por ser uma cidade calma e mais econômico.
      Conhecida também por suas festas religiosas, muito cultuadas por seus fieis,temos três igrejas na cidade , a matriz Santa Terezinha , a padroeira dos mineiros Santa Barbara e São Cristovão, todos na sua data de aniversário fazem procissão acompanhadas por muito fiéis e muitos fogos de artifícios.
     Estas festas são um dos eventos mais tradicionais de nosso comunidade, destaco também a Carbomoto,  um evento que reúne motoqueiros de várias cidades que vem mostrar suas motos desde a mais  sofisticadas a mais simples, realizado sempre em março, temos também o festival coxilha negra, que reune músicos de vários municipios.

Fonte de imagens: www.google.com

      Destaco também os pontos turísticos, não são muito, pois somos uma cidade pequena, nosso património histórico é o Clube Butiá, a Barriquinha uma fonte de água mineral, o esqueleto uma antiga entrada para a mina de carvão. 


Fonte de imagens: www.google.com
           
     
   No centro da cidade  tem um ponto de encontro onde o pessoal de todas as idades se reúnem para colocar as conversas em dia, ouvem músicas e as crianças brincam na praça de areia com brinquedos e bicicletas.
      N a gastronomia tem vários locais que proporcionam a comunidade uma degustação variada, tomando uma cerveja, um refrigerante.
Na comunidade escolar tem escolas Municipais, Estaduais e Particulares, dentro desta comunidade temos uma Universidade de Ensino a Distância que veio somar na educação Butiaense, uma escola de Educação Especial e duas escolas na zona rural, onde vou poder empregar meu conhecimento e aprendizado até então como académicos de Educação do Campo. Ainda temos uma biblioteca pública e um museu municipal com um pouco da história dos mineiros que com seu trabalho, alegria e visão de solidariedade, construíram a própria história da cidade.. 


Fonte de imagens: www.google.com

      Onde nascemos fica o registro de nossa história.  Esse lugar tranquilo de se viver me apaixona. Talvez essa tranquilidade venha dos moradores solidários, alegres, que ainda cultivam valores de respeito, de família, de amizade, de hospitalidade e de muita paz.

       Nesse clima cresci curtindo uma infância e adolescência saudável. Hoje, ainda residindo aqui desfruto, cada vez mais, essa paz e quero, ainda, contribuir com o progresso direcionando, na prática, conhecimentos que estou adquirindo na área da educação e da cultura.

      Enfim está é minha cidade da qual me orgulho muito de fazer parte dela,  uma cidade em crescimento com fatores negativos  e positivos na área social, ambiental e infraestrutura, mas  é onde tive meu filho, construí minha história de vida., com o clima característico dessa cidade: muita alegria de viver  e alto astral.



Fonte de imagens: www.google.com


Dados informativos Municipal